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Assembleia de seleção do novo síndico profissional


Certificados em mãos dos melhores treinamentos da área, as qualificações mais exigidas do mercado, tanta experiência acumulada de vida, conhecimentos técnicos avançados resumidos no curriculum em suas mãos.

É, finalmente, síndico profissional a tão esperada entrevista de seleção para exercer a gestão do condomínio tão mais requisitado de sua região.

Sua grande chance não pode ser desperdiçada pela falta de atenção em nenhum detalhe. É por isso que hoje vamos conversar sobre as regras da reunião de seleção.
Os moradores estão muito interessados na possibilidade de ter um profissional de condomínio que estabeleça algumas metas de prioridade e apresente ações e resultados. Sugira algo dentro desta linha, mas em termos gerais, cuidado para não apresentar soluções imediatistas.

Vender seus serviços para um condomínio não difere muito na venda de um produto. Conheça seu cliente e coloque em mente que os condomínios não são todos iguais de forma alguma. Pode sim ter o problema recorrente do cachorro, ou da garagem, ou do barulho, do morador anti social, mas tenha certeza as pessoas que estão diante de vocês são diferentes daquelas do condomínio onde você mora, ou onde você já trabalha. E essas pessoas estão interessadas no síndico profissional que as respeite como indivíduos e que considera seus problemas.  Seja agradável, educado e demonstre firmeza e demonstre que a sua contratação será sinônimo de parceria e respeito pelos regimentos e convenção.

Steve Kaplan afirma em artigo "Frente a frente com o comprador em potencial" que é essencial demonstrar autoconfiança. Este é um atributo fundamental para as negociações. Porém, é preciso ponderação. Você deve demonstrar sua experiência, expor seus conhecimentos, mas observe o tom não deixe autoconfiança virar arrogância. Isso pode  lhe afastar da sua contratação de imediato.

Lembre-se fundamental antes de apresentar uma proposta para um condomínio é conhecer com detalhes os trabalhos que deverão ser exercidos. Conhecer a história do condomínio, seus problemas, suas conquistas. Não despreze o trabalho dos síndicos anteriores. Procure  conhecê-los e se não for possível. Questione seus interlocutores, mas não se esqueça deixe as pessoas falarem. Não procure falar demais, escute, uso este dom o máximo. Questione e deixe as pessoas falarem.

Os moradores estão muito cansados de gestão amadora. E estão também cansados de promessas não cumpridas. Busque exemplos, situações em que foi possível resolver problemas em condomínios, por mais que você não tenha tanta experiência, demonstre que está em busca de saber das soluções. Dê exemplos, cite situações e como foram resolvidos grandes problemas em condomínios e emita sua opinião.

Muitas vezes achamos que  temos a solução para os problemas do universo. Cuidado ao propor soluções de imediato aos problemas do condomínio. Informe se passou por situações semelhantes, mas deixe claro que você precisa conhecer com todos os detalhes o condomínio e o problema para analisar a questão e propor alguma ação. Muitas vezes, sua opinião imediata sobre um problema pode assustar alguém na reunião que seja completamente contrário ao que você esta falando, e que talvez detenha alguma informação que confirme que ele está mais certo que você. Lembre-se do velho conselho : ouça!!! Questione!!

Não esqueça que o aperto de mão no final da reunião não significa que acabou. Você vai esperar o resultado. E se por acaso foi um "não". É imprescindível mandar um e-mail de agradecimento pela oportunidade. E se deixar aberto para receber o feedback que o contrante puder para seu crescimento e desenvolvimento profissional. Neste e-mail deixe seus contatos e se coloque a disposição para futuras oportunidades.

1- Apresente-se com roupas adequadas preferencialmente social, bem alinhado.
2- Mulheres cuidado com a maquiagem muito carregada. Tons leves e delicados que detonam cuidados, mas sem exageros.
3- Mulheres: observe as joias, preferencialmente as mais discretas.
4 - Cumprimente as pessoas com aperto de mão firme. Mas, cuidado com a intensidade. E não esqueça de olhar nos olhos e sorrir de forma branda e simpática. A empatia e confiança no primeiro momento é crucial.
5-  Cuidado para autoconfiança não se transformar em arrogância.
6- Não interrompa seus interlocutores. Ouça atentamente, anote os seus questionamentos e no momento oportuno questione.
7- Procure conhecer o histórico do condomínio. Seus problemas, suas conquistas. Conheça a gestão dos síndicos que atuaram antes de você.
8 - Leve exemplos de situações vivenciadas em condomínios. Mesmo que você não tenha sido protagonista da solução. Mas, mostre que você esta estudando e sempre atendo às novidades.
9 -  Envie um e-mail de agradecimento pela oportunidade de apresentar os seus serviços.

texto: Eli Antonelli 


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