Certificados em mãos dos melhores treinamentos da área, as
qualificações mais exigidas do mercado, tanta experiência acumulada de vida,
conhecimentos técnicos avançados resumidos no curriculum em suas mãos.
É, finalmente, síndico profissional a tão esperada entrevista
de seleção para exercer a gestão do condomínio tão mais requisitado de sua
região.
Sua grande chance não pode ser desperdiçada pela falta de
atenção em nenhum detalhe. É por isso que hoje vamos conversar sobre as regras
da reunião de seleção.
Os moradores estão muito interessados na possibilidade de ter
um profissional de condomínio que estabeleça algumas metas de prioridade e
apresente ações e resultados. Sugira algo dentro desta linha, mas em termos
gerais, cuidado para não apresentar soluções imediatistas.
Vender seus serviços para um condomínio não difere muito na
venda de um produto. Conheça seu cliente e coloque em mente que os condomínios
não são todos iguais de forma alguma. Pode sim ter o problema recorrente do
cachorro, ou da garagem, ou do barulho, do morador anti social, mas tenha
certeza as pessoas que estão diante de vocês são diferentes daquelas do
condomínio onde você mora, ou onde você já trabalha. E essas pessoas estão
interessadas no síndico profissional que as respeite como indivíduos e que
considera seus problemas. Seja
agradável, educado e demonstre firmeza e demonstre que a sua contratação será
sinônimo de parceria e respeito pelos regimentos e convenção.
Steve Kaplan afirma em artigo "Frente a frente com o
comprador em potencial" que é essencial demonstrar autoconfiança. Este é
um atributo fundamental para as negociações. Porém, é preciso ponderação. Você
deve demonstrar sua experiência, expor seus conhecimentos, mas observe o tom
não deixe autoconfiança virar arrogância. Isso pode lhe afastar da sua contratação de imediato.
Lembre-se fundamental antes de apresentar uma proposta para um condomínio é conhecer com detalhes os trabalhos que deverão ser exercidos.
Conhecer a história do condomínio, seus problemas, suas conquistas. Não
despreze o trabalho dos síndicos anteriores. Procure conhecê-los e se não for possível. Questione
seus interlocutores, mas não se esqueça deixe as pessoas falarem. Não procure
falar demais, escute, uso este dom o máximo. Questione e deixe as pessoas
falarem.
Os moradores estão muito cansados de gestão amadora. E estão
também cansados de promessas não cumpridas. Busque exemplos, situações em que
foi possível resolver problemas em condomínios, por mais que você não tenha
tanta experiência, demonstre que está em busca de saber das soluções. Dê
exemplos, cite situações e como foram resolvidos grandes problemas em
condomínios e emita sua opinião.
Muitas vezes achamos que
temos a solução para os problemas do universo. Cuidado ao propor
soluções de imediato aos problemas do condomínio. Informe se passou por
situações semelhantes, mas deixe claro que você precisa conhecer com todos os
detalhes o condomínio e o problema para analisar a questão e propor alguma
ação. Muitas vezes, sua opinião imediata sobre um problema pode assustar alguém
na reunião que seja completamente contrário ao que você esta falando, e que
talvez detenha alguma informação que confirme que ele está mais certo que você.
Lembre-se do velho conselho : ouça!!! Questione!!
Não esqueça que o aperto de mão no final da reunião não
significa que acabou. Você vai esperar o resultado. E se por acaso foi um
"não". É imprescindível mandar um e-mail de agradecimento pela
oportunidade. E se deixar aberto para receber o feedback que o contrante puder
para seu crescimento e desenvolvimento profissional. Neste e-mail deixe seus
contatos e se coloque a disposição para futuras oportunidades.
1- Apresente-se com roupas adequadas preferencialmente
social, bem alinhado.
2- Mulheres cuidado com a maquiagem muito carregada. Tons
leves e delicados que detonam cuidados, mas sem exageros.
3- Mulheres: observe as joias, preferencialmente as mais
discretas.
4 - Cumprimente as pessoas com aperto de mão firme. Mas,
cuidado com a intensidade. E não esqueça de olhar nos olhos e sorrir de forma
branda e simpática. A empatia e confiança no primeiro momento é crucial.
5- Cuidado para
autoconfiança não se transformar em arrogância.
6- Não interrompa seus interlocutores. Ouça atentamente,
anote os seus questionamentos e no momento oportuno questione.
7- Procure conhecer o histórico do condomínio. Seus
problemas, suas conquistas. Conheça a gestão dos síndicos que atuaram antes de
você.
8 - Leve exemplos de situações vivenciadas em condomínios.
Mesmo que você não tenha sido protagonista da solução. Mas, mostre que você
esta estudando e sempre atendo às novidades.
9 - Envie um e-mail de
agradecimento pela oportunidade de apresentar os seus serviços.
texto: Eli Antonelli
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