Estudo da Síndica Profissional Ana Paula Cruz: Compliance como ferramenta de diferencial competitivo para síndico profissional

Ana Paula Cruz é síndica profissional atuante na cidade de Campinas. Sempre focada em manter seus estudos constantes concluiu os treinamentos do Curso do Síndico Profissional - Agência Nacional de Síndicos - BRBRASIS-RH. Ana também foi aprovada na PROVA DO SÍNDICO ÁGORA - Comprovação de Estudos Atualizados para Condomínios. Está sempre buscando se aprimorar e desenvolver os seus diferenciais competitivos que fazem parte deste estudo abaixo. Confira.
Os problemas nos condomínios são diversos, seja ele com funcionários, condôminos, manutenção e toda administração que envolve cuidar de um condomínio.

Neste contexto um diferencial competitivo é a capacitação profissional, um Síndico profissional tem que se atualizar constantemente para acompanhar as mudanças que ocorrem no mercado e implantar nos condomínios em que administra.

Seguindo este raciocínio atualmente tem se falado muito em Compliance em condomínios, uma gestão transparente, que tem como princípio básico a ética, integridade e honestidade, muito importante para os tempos atuais, outro tema em destaque é Gestão de conflitos, estar atento os conflitos dentro condomínio e fazer a gestão dos problemas, podem evitar custas judiciais e assim reduzindo custos para o condomínio, tudo isso aliado a inteligência emocional, saber lidar com as mais diversas situações de maneira ponderada e humana.

Um Síndico profissional que busca constantemente a capacitação profissional e utiliza em sua gestão esses três temas como base, terá um diferencial competitivo muito grande nos tempos atuais.

Aplicar essas ferramentas no dia a dia do condomínio gera satisfação e maior tranquilidade por parte dos condôminos, já que a sendo a base do compliance, a transparência, o síndico deve facilitar o acesso e o acompanhamento dos condôminos de todos os processos que digam a respeito da coletividade, como os processos de licitações, andamentos de obras, fornecedores e etc.., essa prática trás maior tranquilidade a todos os envolvidos, mostrando que os processos são íntegros e que visam o bem estar coletivo, e para garantir que todos esses processos sejam transparentes desde o início, eles devem ser regidos de acordo com procedimentos pré-aprovados pelos condôminos e por um comitê gestor.

O conhecimento é sempre um aliado do síndico na hora de resolver conflitos no condomínio, deve-se estar ciente das disposições do código civil, regimento interno e convenção do condomínio, pois são as regras que contêm as principais normas de condutas e de convivência dentro de um condomínio, e cabe ao síndico fazer cumprir tais dispositivos.

Muitos conflitos dentro do condomínio começam pequenos e podem gerar grandes transtornos, se não identificados e resolvidos a tempo. São os mais diversos problemas, uso das áreas comuns, barulho de crianças, cachorros, festas, obras, vagas de estacionamento e até mesmo, morador antissocial.

Ficar a atento e ter um canal de comunicação aberto é o princípio de tudo, ter consciência do que se passa no condomínio e poder adotar as melhores medidas para resolver potenciais conflitos antes que estes fiquem insustentáveis. Trabalhando na gestão de conflitos um síndico pode evitar maiores desgastes e até mesmo problemas judiciais, isso gera não só economia para condomínio como a convivência entre os moradores.


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